segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Rush: A emblemática "Closer to the Heart"

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/a/a6/Closer_to_the_Heart.jpg 
“Closer To The Heart” foi lançada como single em 1977, também fazendo parte do quinto álbum de estúdio do RUSH, o excelente “A Farewell to Kings”. Desde então apareceu em vários discos ao vivo e coletâneas da banda. Durante a tour do álbum “Vapor Trails”, que trouxe o RUSH ao Brasil em 2002, surgiu uma curiosa história sobre essa música. A banda já tocava “Closer To The Heart” há mais de 25 anos em quase todos os shows, e havia definido retirá-la do set list. Entretanto, a popularidade da música entre os fãs latinos os fez reincorporá-la ao seu repertório. Sábia decisão, já que isso acabou originando um dos mais belos momentos do DVD “RUSH in Rio”, gravado naquela oportunidade. Super valorizada pelos fãs, a canção também tem um enorme significado para a banda. Alex Lifeson, guitarrista, chegou a declarar que esta seria a música derradeira para o RUSH.

Sem dúvidas, “Closer To The Heart” representa muito bem a trajetória da banda e reúne todos os ingredientes de um clássico. É uma daquelas canções incansáveis, que ouvimos, repetimos, ouvimos novamente e jamais saturamos. Instrumentalmente é perfeita, musicalmente é agradável e em matéria de composição é absolutamente genial. Peculiarmente, a lindíssima introdução de cordas da música foi feita pelo baixista/vocalista Geddy Lee. A canção foi composta pelo batera Neil Peart e por um amigo seu, Peter Talbot. Diz a lenda que Peter iniciou a composição e Peart a finalizou. A letra sintetiza a necessidade de mudarmos o nosso comportamento para tratarmos as coisas com mais sentimento, “mais perto do coração”. Autoridades, artistas, pessoas humildes... Para o compositor, passa pela mudança de mentalidade de todos nós a conquista de uma nova realidade, mais humanitária. “Closer To The Heart” é mais uma daquelas letras simples mas de grande significado. A sua tradução é mais ou menos esta:

"E os homens que detém altos cargos/postos, tem que ser os que devem começar a moldar uma nova realidade mais próxima ao coração.

O ferreiro e o artista refletem isso em sua arte. Eles forjam suas criatividades mais próximas ao coração. Filósofos e lavradores, cada um tem de saber sua parte, para semear uma nova mentalidade mais próxima ao coração.

Você pode ser o capitão, eu desenharei o mapa, navegando de encontro ao destino, mais próximo ao coração.”

0 comentários:

Postar um comentário